top of page

Palavra de Mãe, Denise


Me pediram para escrever como foi a minha experiência com meus dois pequenos no Quaraçá e eu acho que “Palavra de Mãe” representa o compromisso com a verdade do que eu vou contar.


Encontramos o Quaraçá pela internet, vendo um post de um amigo que tinha a filha lá. Não conhecia nada sobre a Pedagogia Waldorf, nunca tinha ouvido falar. Só sabíamos que não queríamos que os nossos filhos fossem para uma escola que não olhasse para a essência deles e ou não respeitasse o seu tempo de infância.


Queríamos que no maternal e jardim eles aprendessem muito mais do que sobre as letras, era sobre aprender a conviver com os outros, consigo mesmo, desenvolver a criatividade, construir valores e entender que é parte de um mundo do qual eles também participam da construção.


Fomos acolhidos com todo carinho do coração da Tia Dri e da Tia Rê, ainda no endereço antigo. Sim, sou mãe Quaraçá das antigas, hoje Anita tem 11 e o Davi Caliel tem 8 anos de idade.

A rotina de aula foi acontecendo e com ela se construiu um laço tão especial das crianças com as professoras que é de encher o coração. O olho brilhava de admiração, respeito e carinho das crianças para as professoras, mas eu sei que era reflexo do que elas davam para eles no Jardim Quaraçá. Até hoje elas são referência na vida deles e constantemente são mencionadas nas conversas em família.


Com o tempo nós (pais) fomos aprendendo também, sobre o que acontecia na escola, como se dava a nossa participação nas épocas, como poderíamos levar esse clima pra casa, como trabalhar em conjunto com as professoras para cuidar com profundidade dos nossos filhos. Conversas no parque, na porta da sala, em todo cantinho foram imprescindíveis para que eu e meu marido também fossemos melhores pais para os nosso filhos.


A cada tempo que foi passando, acreditávamos ainda mais que tínhamos feito a melhor escolha, entendíamos mais sobre a pedagogia e víamos a diferença positiva na formação dos nossos pequenos. E os laços foram tão fortes com toda Família Quaraçá que os amigos permaneceram, mesmo com a mudança de escola.


Hoje nossos filhos já estudam em uma escola tradicional, e o mais lindo de ver é como tudo o que eles viveram e construíram lá no maternal e jardim no Quaraçá ressoam na escola, na convivência com os amigos e na rotina de casa.

O momento de escolher a primeira escola não é fácil, são mil dúvidas que aparecem e opiniões diferentes também, mas hoje temos o coração tranquilo de que fizemos o melhor por eles e somos melhores também por termos decidido ser da Família Quaraçá.


Nossa gratidão eterna a Tia Dri, ao Leão, Tia Rê, Tia Gi, Tia Day, D. Angelita, Sr Jeferson e várias outras pessoas que marcaram nossa jornada no Quaraçá.


Denise Furman e Robson Reis

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page